Certificações ISO

As certificações ISO têm como objetivo proporcionar às organizações uma abordagem sistemática para gestão de seus processos, baseada no ciclo PDCA (planejamento, execução, verificação e ação), permitindo o controle, monitoramento e melhoria contínua.

O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda possui um Sistema Integrado para gestão da qualidade dos processos, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho e eficiência energética. Esse sistema é certificado nas normas ISO 9001, 14001, 45001 e 50001. 

A manutenção dos certificados é garantida com a realização de auditorias por organismo certificador, quando é verificado o atendimento a todos os requisitos das normas. Os controles de aspectos e impactos ambientais das atividades, atendimento aos requisitos legais ambientais, condicionantes de licenças de operação, condições de campo, conscientização e preparo dos colaboradores e parceiros em relação ao meio ambiente, comunicação com partes interessadas e outros.

O do CTJL (SIG) é certificado conforme as certificações nas seguintes normas:

  • ISO 9001 – Gestão da Qualidade (2004)
  • ISO 14001 – Gestão do Meio Ambiente (2004)
  • ISO 50001 – Eficiência Energética (2014)
  • ISO 45001 – Segurança e saúde do trabalho (2010)
  • ISO 9001 – Gestão da Qualidade

Estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade, o que garante que os clientes do CTJL recebam produtos e serviços consistentes e de boa qualidade.

  • ISO 14001 – Gestão do Meio Ambiente

Esta norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite à organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta principalmente os aspectos e impactos ambientais das atividades, o atendimento aos requisitos legais e a interação com as partes interessadas.

  • ISO 45001 – Segurança e saúde do trabalho

Esta norma estabelece um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), fornecendo estrutura para gerenciamento dos riscos e oportunidades de SSO. A adoção de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional permite que a empresa forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evite lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho e melhore continuamente seu desempenho de SSO. Para tal, a empresa atua na eliminação de perigos e minimização dos riscos, tomando medidas preventivas e de proteção efetivas.

  • ISO 50001 – Eficiência Energética

É a norma internacional específica para tratar sobre a Gestão de Energia. Ou seja, esta norma estabelece parâmetros para o fornecimento, utilização e consumo de energia de forma a auxiliar as empresas a melhorarem continuamente seu desempenho energético, através da implementação de um sistema de gestão de energia.