Boas Práticas de Saúde e Segurança no Trabalho são destaques no primeiro grande evento do Programa Trabalho Seguro em Capivari de Baixo

Evento estadual reunião mais de 300 participantes no auditório do Parque Diamante +Energia.

Uniformes mais seguros, plataformas digitais voltadas à segurança, projetos de combate ao alcoolismo e gestão de EPI. Esses foram alguns dos assuntos levantados no 1° Encontro de Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) em parceria com a Diamante Energia, o evento ocorreu na última sexta-feira (18) no Parque Diamante +Energia e contou com a participação de empresas do estado, magistrados e servidores do tribunal, alunos e pesquisadores do tema. O objetivo do encontro foi reunir os parceiros do Programa Trabalho Seguro (PTS), iniciativa da qual a Diamante faz parte junto a outras 136 instituições, e propagar boas práticas de segurança àqueles que estudam e buscam levá-las a seus ambientes de trabalho.

O juiz da vara do trabalho de Araranguá e cogestor do PTS em Santa Catarina, Ricardo Jahn, ressaltou a importância da troca de experiências entre as instituições. “Esse evento visa aproximar o Tribunal aos atores sociais (empresas, trabalhadores e estudantes). Um encontro para compartilhar as boas práticas, trabalhar as questões relativas à saúde e segurança do trabalho, e permitir essa aproximação entre as instituições, os parceiros do Programa.

Na abertura do evento, o Diretor Técnico-Operacional, Jefferson Silva de Oliveira, agradeceu a presença de todos, apresentou a empresa, e explicou que a segurança é um valor na Diamante Energia.

“É um grande orgulho participarmos desse evento. O respeito a vida está na missão de nossa empresa, e nada mais apropriado do que cuidarmos da segurança e saúde dos nossos colaboradores. Trabalhamos em uma área com muitos perigos, logo precisamos mitigar esses riscos, e um evento como esse permite que possamos adquirir conhecimento de outros players, tão como compartilhar as nossas experiências”.

 

Os cases apresentados

Quatro instituições apresentaram suas boas práticas e soluções de melhorias quanto a saúde e segurança. A primeira foi por conta da empresa anfitriã, Diamante Geração de Energia, com o case de padronização de uniformes apresentado pelo coordenador de Segurança do Trabalho, André Zagroba. A solução teve como intuito reduzir os riscos de acidentes como queimaduras na região toráxica, braços e pernas, foram disponibilizados aos funcionários e estagiários uniformes feitos em 100% algodão, com redução de risco elétrico e contra fogo repentino, mangas longas e faixas refletivas diurnas e noturnas.

“A importância de participarmos do Programa Trabalho Seguro, visto ser uma empresa que visa a segurança, é ter essa troca com outras entidades que também possuem essa visão. Hoje tivemos

o prazer em trazer o nosso case, um tema que foi uma quebra de paradigmas, de barreiras, e que colhemos os frutos até hoje. Além disso, os demais cases apresentados sempre agregam o desenvolvimento do nosso dia a dia, e nos permite tratarmos do assunto com a maior seriedade possível”, ressaltou Zagroba.

Na sequência, o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Imbituba apresentou a prática sobre prevenção do alcoolismo no trabalho portuária. A empresa criciumense, Plasson, que desenvolve soluções em equipamentos e serviços para avicultura e suinocultura, apresentou seu modelo de “Gestão de Entrega de EPI”, uma nova forma de disponibilizar os equipamentos de proteção aos colaboradores. E para finalizar, o gerente de operações do Serviço Social da Indústria (SESI) na região Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral, falou sobre o sistema de relatórios gerenciais para saúde e segurança, a fim de modernizar e digitalizar muitos processos da área.

 

Palestra

Além das práticas apresentadas, o desembargador do TRT-12 e membro do Comitê Gestor Nacional do PTS, Roberto Guglielmetto, falou sobre os aspectos gerais e específicos que caracterizam um ambiente saudável.

“É importante disseminar a cultura de prevenção de acidentes para evitarmos esse alto grau de acidentalidades que nosso país enfrenta. Apenas em 2022 foram 612 mil notificações de acidentes, representando 50 mil acidentes por mês, e 120 óbitos mensais. Por isso é importante estarmos nesse evento para unirmos empresas, trabalhadores, órgãos governamentais, advogados, estudantes, para que possamos todos evitar essas ocorrências”, apontou Guglielmetto.

 

Visita técnica

Após o encontro, no período vespertino, integrantes do Tribunal de Justiça e das empresas participantes do programa almoçaram no restaurante do complexo, realizaram uma visita técnica ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, conhecendo a Usina Termelétrica C (UTLC) e o Horto Florestal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *