No mês passado, o presidente do Conselho da Diamante Energia, Jorge Nemr, o vice-presidente do Conselho, Pedro Kassab e o CEO da Nebras Power na América Latina, Adil Chenaf, foram recepcionados na prefeitura de Garuva, pelo prefeito Rodrigo Adriano Davi (Dr. Rodrigo).
Durante a visita, discutiram sobre um novo investimento na cidade, condicionado a um leilão previsto para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano, referente à instalação de uma Usina Termelétrica a gás natural, chamada de Usina Termelétrica Norte Catarinense.
Esse empreendimento terá potência instalada de aproximadamente 450 MW, e está sendo desenvolvido em parceria com a Nebras Power, uma empresa internacional de investimentos em energia e subsidiária da Qatar Electricity & Water Company (QWEC).
Retribuindo a visita, o prefeito e o chefe de gabinete, Junior Saad Benedet visitaram na semana passada as instalações do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.
O objetivo da visita foi de conhecer e reconhecer a importância do trabalho da Diamante na cidade. “O município de Capivari de Baixo, por exemplo, tem mais de 30% de sua arrecadação municipal, proveniente da Usina. Não temos dúvidas que o retorno para cidade de Garuva será significativo, pois durante o período da obra, a nova Usina deve gerar mais de 1 mil postos de trabalho e movimentação na economia, além dos empregos permanentes, em torno de 50”, concluiu o prefeito.
Para o presidente da Diamante, a portaria do leilão deve sair em janeiro de 2024, com a previsão de ocorrer entre março e abril, “Estamos confiantes e prontos para participar”. Caso as expectativas de ganho no leilão se concretizem, a construção da Usina está prevista para começar em 2025 e concluída após a chegada da turbina. Neste mês de dezembro, o fornecedor deve ser escolhido. O prazo de fabricação desta turbina é da ordem de 30 meses, a partir da colocação do pedido.
Este será o primeiro projeto a gás da empresa, considerado o combustível de transição, reforçando o compromisso da Diamante com a Transição Energética e Segurança Energética do país
De acordo o presidente da Diamante, Pedro Litsek, o prefeito de Garuva também elogiou as iniciativas de ESG, o Parque Diamante +Energia, o Horto Florestal, a área de compostagem e a receptividade e alegria dos empregados.