Representantes da Defesa Civil de Capivari de Baixo e da Regional catarinense estiveram na tarde desta terça-feira (25/3) na Diamante Energia para discutir o fortalecimento da unidade da Defesa Civil que já está em criação no município. Atualmente, o município conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e funcionários da Prefeitura Municipal para atender emergência, mas busca estruturar um órgão próprio para atuar na prevenção e resposta a desastres.
A recepção foi realizada pelo gerente administrativo da Diamante Energia, Valdeci Algayer, e pelo engenheiro de manutenção, José Luis Bonelli de Sousa. Durante o encontro, os representantes da Defesa Civil solicitaram o apoio para a realização de uma visita técnica com todos os municípios da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) para conhecer o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o Plano de Contingência de Enchentes da empresa.
Para dar início à estruturação da Defesa Civil no município, a Prefeitura de Capivari de Baixo já iniciou o processo de contratação de três profissionais para compor a equipe. Além disso, está em andamento a reformulação do Comitê de Crise, que contará com a participação da Diamante Energia. O comitê terá como missão trabalhar em ações de prevenção e atuar quando ocorrer crises, fortalecendo a capacidade de resposta do município diante de situações de risco.
A iniciativa reforça a importância da parceria entre o setor público e privado para garantir maior segurança e eficiência no enfrentamento de emergências, beneficiando diretamente a população de Capivari de Baixo e região.