Diamante doa mudas para comunidade indígena beneficiada com o Projeto Frutos da Nossa Terra

Aldeia fica em Torres no Rio Grande de Sul

Uma importante ação ambiental se desenvolve no território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. A parceria entre Prefeitura Municipal de Torres, Geoparque e empresa Diamante Energia tornou viável a iniciativa, que vai resultar no plantio de mudas de árvores nativas frutíferas.

Tal proposta faz parte do Projeto Frutos da Nossa Terra, que tem como objetivo principal a recuperação de área de mata na Aldeia Indígena Nhü-Porã, em Torres no Rio Grande do Sul, além de oferecer à comunidade uma nova alternativa de geração de renda, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a subsistência do grupo.

Cerca de 2.500 mil mudas de Palmeiras-Juçara foram coletadas do Horto e encaminhadas para as famílias indígenas na última sexta-feira, 27. De acordo com o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, responsável pela administração do Geoparque Caminho dos Cânions Sul, Gislael Floreano a expectativa é ter plantado em até 6 anos mais de 50 mil mudas. “Em breve também queremos produzir em parceria com o Horto Florestal da Diamante mudas de Butiá, que servirão tanto para alimentação dos indígenas quanto para o artesanato, com a retirada da palha e das sementes”, explica Gislael.

O Geoparque Caminho dos Cânions Sul fica localizado no sul do país, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abrangendo sete municípios da região, entre eles,  Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul e Torres, com mais de 2.800km² de território e 73,5 habitantes.

O projeto busca impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região, visando a conservação do patrimônio geológico; promoção da pesquisa científica; educação para a sustentabilidade; valorização do patrimônio cultural; desenvolvimento integrado do turismo; novas oportunidades de negócios; geração de emprego e renda para a população local; visibilidade e promoção da região bem como o desenvolvimento econômico sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *