Aldeia fica em Torres no Rio Grande de Sul
Uma importante ação ambiental se desenvolve no território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. A parceria entre Prefeitura Municipal de Torres, Geoparque e empresa Diamante Energia tornou viável a iniciativa, que vai resultar no plantio de mudas de árvores nativas frutíferas.
Tal proposta faz parte do Projeto Frutos da Nossa Terra, que tem como objetivo principal a recuperação de área de mata na Aldeia Indígena Nhü-Porã, em Torres no Rio Grande do Sul, além de oferecer à comunidade uma nova alternativa de geração de renda, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a subsistência do grupo.
Cerca de 2.500 mil mudas de Palmeiras-Juçara foram coletadas do Horto e encaminhadas para as famílias indígenas na última sexta-feira, 27. De acordo com o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, responsável pela administração do Geoparque Caminho dos Cânions Sul, Gislael Floreano a expectativa é ter plantado em até 6 anos mais de 50 mil mudas. “Em breve também queremos produzir em parceria com o Horto Florestal da Diamante mudas de Butiá, que servirão tanto para alimentação dos indígenas quanto para o artesanato, com a retirada da palha e das sementes”, explica Gislael.

O Geoparque Caminho dos Cânions Sul fica localizado no sul do país, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abrangendo sete municípios da região, entre eles, Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul e Torres, com mais de 2.800km² de território e 73,5 habitantes.
O projeto busca impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região, visando a conservação do patrimônio geológico; promoção da pesquisa científica; educação para a sustentabilidade; valorização do patrimônio cultural; desenvolvimento integrado do turismo; novas oportunidades de negócios; geração de emprego e renda para a população local; visibilidade e promoção da região bem como o desenvolvimento econômico sustentável.
