Diamante Energia amplia programa que capacita mulheres para o empreendedorismo em SC

Iniciativa gratuita chega à segunda edição com novos cursos, mais vagas e expansão para o município de Tubarão.

A 2ª edição do Programa Mulheres Empreendedoras, promovido pela Diamante Energia, iniciou nesta quarta-feira (7) e traz novidades: além da continuidade em Capivari de Baixo, onde foi lançado em 2024, o programa agora também contempla o município de Tubarão, ampliando o número de participantes e oportunidades de capacitação gratuita.

Com o objetivo de profissionalizar mulheres, especialmente chefes de família, por meio do conhecimento e da geração de renda, a iniciativa oferece, em 2025, três cursos técnicos gratuitos ministrados pelo SENAC: Técnica de Maquiagem, Cuidadora de Idosos e Panificação. As aulas acontecem no Parque Diamante +Energia e têm duração de três meses.

Segundo o Diretor Administrativo – Financeiro da Diamante Energia, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, a ampliação do programa representa um compromisso social importante: “Ano passado iniciamos com 20 mulheres sendo atendidas e, agora, em 2025, já passamos para 30. É um passo relevante na geração de impacto positivo para a sociedade que nos acolhe tão bem. Mais do que isso, é um ato de respeito a essas mulheres que enfrentam, muitas vezes, adversidades em suas vidas.”

A história de Alana Cássia do Nascimento Costa, aluna do curso de maquiagem na primeira edição, reflete o impacto direto da iniciativa: “Eu não sabia nada sobre maquiagem — nem me maquiar eu sabia. E, após ingressar no curso, comecei a atender pessoas e aumentar minha renda. Tenho três filhos que crio sozinha. O curso mudou minha vida, inclusive pelo aprendizado sobre empoderamento feminino.”

O projeto é idealizado pela Diamante Energia em parceria com as prefeituras de Capivari de Baixo e Tubarão, os CREAS dos dois municípios, Polícia Civil, SENAC e o Parque Diamante +Energia.

O prefeito de Tubarão reforçou o papel da ação no desenvolvimento local:
“Precisamos tornar nossas cidades cada vez melhores para se viver e o Programa atua nesse objetivo, apoiando essas mulheres.”

Além das capacitações, “Mulheres Empreendedoras” oferece transporte gratuito, material didático completo e um kit inicial de trabalho para que as participantes possam atuar no mercado logo após a formatura, prevista para setembro de 2025.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *