Diamante Energia e Defesa Civil unem forças contra inundações na região da AMUREL.

Complexo Jorge Lacerda abre portas para apresentação de plano de contingência que pode salvar vidas em eventos climáticos extremos

 

Capivari de Baixo se tornou palco de um importante avanço na preparação para eventos climáticos extremos. Na última terça-feira (13), o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, administrado pela Diamante Energia, recebeu uma comitiva de peso da Defesa Civil da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) para uma visita técnica focada em um tema urgente: inundações.

A ação reuniu líderes municipais, especialistas em segurança e autoridades da Defesa Civil para troca de conhecimento, com destaque para a apresentação do Plano de Contingência para Inundações elaborado pela empresa. A iniciativa reforça o compromisso da Diamante com a segurança da população e a sustentabilidade operacional.

Entre os participantes estavam o presidente da Diamante Energia, Pedro Litsek, além de representantes técnicos da empresa e lideranças políticas da região, como o prefeito de Tubarão, Estener Soratto, e o coordenador regional da Defesa Civil, Eron Flores.“A bacia do Rio Tubarão envolve 20 municípios. Precisamos estar preparados para agir com rapidez. O que aprendemos aqui pode fazer a diferença lá na frente”, destacou Soratto, que também anunciou um simulado de inundação no próximo domingo (17) no Km 60 — um exercício prático que envolverá poder público e a comunidade local.

Durante a visita, os presentes conheceram em detalhes os sistemas de monitoramento ambiental com o técnico ambiental, Rofferson Izidoro, e os procedimentos de emergência operados pela Diamante. O coordenador de Saúde e Segurança da empresa, André Zagroba, e o técnico em Segurança, Elton Luiz, conduziram a apresentação do plano de contingência, destacando os recursos e ações já implantados.

Pedro Litsek fez questão de lembrar o papel da empresa em momentos críticos.“Em 2022, montamos uma força-tarefa e instalamos novas bombas de drenagem para evitar a subida das águas no bairro Dehon. A prevenção está no nosso DNA”, afirmou o presidente.

A tarde também contou com visita às instalações da usina e um momento de diálogo aberto entre autoridades e técnicos, promovendo integração entre setor público e privado na busca por soluções conjuntas.

Com esse encontro, Diamante Energia e Defesa Civil dão um passo importante para proteger a região contra os impactos das mudanças climáticas, mostrando que união e planejamento são as melhores armas contra as inundações que já castigaram duramente o sul de Santa Catarina.

Participaram do evento, o presidente da Diamante Energia, Pedro Litsek, o Gerente Administrativo, Valdeci Francisco Algayer, o coordenador de Saúde e Segurança, André Zagroba, o técnico em Segurança, Elton José Luiz e o analista Ambiental, Rofferson Izidro. Além dos representantes da Defesa Civil, esteve presente o prefeito de Tubarão, Estener Soratto, o prefeito de Gravatal, Clei Rodrigues, o coordenador regional da Defesa Civil Regional, Eron Flores, o coordenador da Defesa Civil de Capivari de Baixo Odilon Joaquim, o vice-prefeito de Jaguaruna, Henrique Boa ventura e o secretário municipal de proteção e defesa civil, Rafael Marques entre outras autoridades da Defesa Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *