No último mês, pesquisadores da Diamante Energia e da SATC estiveram presentes no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS, para apresentar trabalhos inovadores no 43º SENAFOR. Durante a 2ª Conferência Internacional de Inovação em Materiais e Manufatura (INOVMAT), eles compartilharam seus trabalhos desenvolvidos no setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) com o objetivo de melhorar a análise de vida residual dos materiais das usinas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.
Um dos estudos apresentados pela equipe de P&D da Diamante Energia mostrou uma nova abordagem para a estimativa de vida residual dos componentes de alta energia utilizados nas usinas termelétricas. Os pesquisadores Franco Wronski Comeli, Raul de Souza Severino Corrêa, Yuri de Souza Alves e Murilo Camisão Schwinden propuseram uma metodologia inovadora, baseada em amostragens físicas reais dos componentes, que permite avaliar com precisão o desgaste e a vida útil restante desses materiais. Esse método busca fornecer uma visão detalhada das condições reais dos equipamentos, contribuindo para uma manutenção mais precisa e preventiva, que otimiza recursos e evita paradas inesperadas, aumentando a segurança e a continuidade dos processos de geração de energia.
Outro estudo, desta vez liderado pela equipe da SATC, destacou-se ao propor uma metodologia inédita para a caracterização mecânica e metalúrgica de componentes de aço usados em equipamentos de alta energia, típicos das usinas termelétricas. Conduzida pelos pesquisadores Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, Luciano Dagostin Bilessimo, Richard de Medeiros Castro, Josiane da Rocha Silvano das Neves e Guilherme Bampi Righeto, a pesquisa explora as propriedades dos materiais de aço sob condições de extrema pressão e temperatura. Ao avaliar as respostas mecânicas e químicas desses materiais, os cientistas buscam assegurar que os componentes utilizados em ambientes tão desafiadores tenham uma vida útil prolongada e operem de maneira segura e eficiente, minimizando riscos operacionais.
Ambos os estudos fazem parte do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL (número PD-11592-0001/2023), intitulado “Metodologia para a Estimativa de Vida Residual com Base na Amostragem Física Real em Componentes de Alta Energia em Usinas Termelétricas”. Os trabalhos apresentados representam o avanço técnico e metodológico na manutenção e segurança das usinas, fundamentais para prolongar a vida útil dos equipamentos e otimizar os processos de geração de energia.