Um dos assuntos da 6ª edição da ExpoMais, que acontece de 08 a 10/11 na ACIC em Criciúma, foi o debate sobre Transição Energética Justa (TEJ)

O presidente da Diamante, Pedro Litsek participou nesta quarta-feira (09) de um bate-papo sobre este assunto tão importante para região sul do Estado e para o país. Junto a ele, o representante do governo de SC no Conselho Nacional de Transição Energética Justa, Anderson Miguel, e o presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), José Magri.

Os três foram muito enfáticos sobre a importância de uma transição justa para a cadeia produtiva do carvão, que só na região gera 20 mil empregos e movimenta R$ 6 bilhões ao ano na economia.

Pedro começou o debate explicando que as atividades do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda da forma como está prevista encerram em 2040. “Por isso a importância dessa transição justa ao longo dos próximos anos, onde investiremos por exemplo, em usinas a gás, migrando também as atividades dos nossos colaboradores”, explicou Litsek.

José Magri esclareceu que a FIESC tem a disposição centos de pesquisa e inovação que podem contribuir e muito para a transição aliando conhecimento e tecnologia. “A TEJ precisa ser pensada e gradual, e o setor começa nas minas de carvão, passa pela ferrovia, Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, até a captação dos resíduos pelas empresas cimenteiras, é muita gente envolvida”, explicou Magri.

Anderson Miguel falou sobre a importância da criação do Conselho do Programa de Transição Energética Justa criado em julho deste ano. “O Estado é o condutor de todo esse processo, da conexão entre o setor produtivo e a sociedade civil organizada. O conselho deverá acompanhar a implantação da transição por meio de ações, prazos e fontes de recursos, assegurando sua execução, completou o representante do Governo.

A ExpoMais que se caracteriza como um dos eventos mais importantes da região quando o assunto é conhecimento e transformação trazendo palestras e bate-papos sobre assuntos de tecnologia, e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *