Flaboyant estava no terreno onde será o canteiro de obras da ponte que ligará Capivari de Baixo a Tubarão.
A Prefeitura de Capivari de Baixo com apoio da Diamante Geração de Energia realizou nesta segunda-feira (25), o transplante de um Flamboyant (espécie de árvore nativa) do terreno onde será construída a ponte Prefeito Stélio Cascaes Boabaid entre Capivari de Baixo e Tubarão (do lado da cidade termelétrica), até o Parque Ambiental Encantos do Sul. O processo durou ao todo 6 horas.

Com o início das obras, o terreno onde a árvore estava (doado pela Diamante), será utilizado como canteiro de obras. O Flamboyant transportado é uma árvore jovem entre 10 e 15 anos e que pode viver mais de 70 anos na natureza, podendo atingir até 12 metros de altura.
O transplante foi possível através de meses de estudos e de acompanhamento de engenheiros agrônomos. Agora, os profissionais também vão acompanhar o desenvolvimento da árvore, já replantada no Parque.

De acordo com a Engenheira Agrônoma Cariny Figueiredo, responsável pelo transplante, há alguns meses foi realizado o corte no entorno das raízes para incentivar a brotação de novas raízes e facilitar o processo de hoje.
“Quanto ao período de replantio, eu digo que seria um ‘pós-cirúrgico’ da planta, e é nesse momento que teremos o maior cuidado. É importante ajudar a estabilidade da planta, favorecer nutricionalmente e com regas abundantes, garantir a eficiência do processo do transplante”, conclui Cariny.
Curiosidade: O Flamboyant é uma espécie com flores em abundância. As inflorescências, em rácemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Possui raízes agressivas e, portanto, não é indicada para ruas e calçadas. Dependendo da qualidade do solo, pode apresentar perdas das suas folhas no inverno.