Livro de Guto Ambar registra o legado açoriano em Santa Catarina.
O livro fotográfico “Florianópolis – Retratos Culturais Açorianos 275 anos“, de Guto Ambar, traz em suas 160 páginas os detalhes sobre a cultura e as tradições açorianas, incluindo aspectos como a religião, culinária, arquitetura, dança, pesca, vestimenta, entre outros tantos detalhes que enriquecem e firmam a identidade da região de Florianópolis.
O autor em sua introdução contextualiza a vinda dos açorianos ao Brasil e desenvolve por entre os textos e fotografias a marca cultural que se mantém por esses 275 anos.
“Em 1756 chegou a primeira leva com cerca de 5.000 açorianos à vila de Nossa Senhora do Desterro, antigo nome de Florianópolis. Uma vez estabelecidos, eles se espalharam por quase todo o litoral catarinense, além de seguirem, em parte, para o território de Rio Grande de São Pedro, futuro estado do Rio Grande do Sul. Em todas as freguesias que fundaram ou ocuparam, deixaram marcas de sua cultura, tradições e extrema religiosidade.”
A obra tem incentivo da Diamante Geração de Energia e apoio do Grupo ND na pesquisa e construção textual.
O arquivo digital pode ser conferido no site www.retratosacorianos.com.br (clique e acesse) acompanhado de vídeos e entrevistas com pescadores, benzedeiras e moradores antigos. Além disso, o livro físico será lançado presencialmente no dia 29 de julho em Capivari de Baixo/SC, no Parque Diamante +Energia, durante o evento Tarrafa Literária.
Confira as imagens do lançamento ocorrido na terça-feira, 02, em Florianópolis.