Diamante Energia participou do evento em Criciúma

O Governo de Santa Catarina lançou na manhã desta segunda-feira, em Criciúma, o “Plano de Transição Energética Justa”. O evento aconteceu na Associação Empresarial (Acic) com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e do secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi.

O objetivo do plano é diminuir os impactos sociais, ambientais e econômicos com o encerramento da operação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL) até 2040.  O sul de Santa Catarina foi escolhido para o lançamento por ser a região mais impactada com a Transição Energética, devido à cadeia produtiva do carvão.

O governador visitou a Satc antes do lançamento e afirmou que a tecnologia será fundamental para transição: “Por meio de projetos, precisamos criar novos produtos e fazer a transição de forma gradual, sem abrir mão dos 20 mil empregos gerados com a atividade carbonífera”, ressaltou Jorginho Mello. Durante a cerimônia foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Satc, que junto à Unesc, deve estruturar projetos de transição de forma sustentável.

Foi assinada também uma ordem de serviço para contratação de empresa especializada que irá elaborar estudos técnicos para o desenvolvimento do plano.

O presidente da Diamante Energia, Pedro Litsek, participou do evento e afirmou a importância do CTJL para a transição no estado. “Nós temos feito vários esforços para desenvolver novos projetos, principalmente a gás, a fim de participarmos do leilão no segundo semestre e, a partir disso, trazer novas oportunidades de trabalho e aumentar a segurança energética de um estado que hoje é importador de energia”, conclui Pedro.

Ricardo Guidi ressaltou a importância das usinas termelétrica a carvão, destacando que, mesmo representando apenas 1,5% da matriz energética brasileira, essas usinas são essenciais em momentos de crise, como os recentes desastres no Rio Grande do Sul, onde as termelétricas garantiram o fornecimento de energia.

 

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *