Respeitar o meio ambiente faz parte da missão da Diamante Geração de Energia. Por isso, a Companhia identifica os aspectos ambientais de suas atividades, atuando na mitigação dos impactos, com a adoção de variados monitoramentos e controles. Além disso, a Companhia está engajada em contribuir com ações de conservação de recursos naturais e educação ambiental nas regiões onde atua.
O Horto Florestal Diamante Energia ocupa uma área de 10,5 mil m² no interior do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e lá são cultivadas, todos os meses, aproximadamente 8.000 mudas de árvores, com foco em espécies nativas da mata atlântica, para doação à comunidade, instituições de ensino e outras organizações públicas e privadas.
Desde sua abertura, em 1989, já foram doadas mais de 2 milhões de mudas, as quais foram utilizadas em projetos de educação ambiental, reflorestamento e recuperação ambiental.
No interior do Horto Florestal, também ocorre o processo de compostagem interna de todos os resíduos orgânicos gerados no restaurante e nas copas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. No processo de compostagem são construídas leiras (similares a canteiros), utilizando-se matéria vegetal seca como base (grama e folhas). A mistura manual deste material com os resíduos, garante a presença de oxigênio no processo. Esse método permite que os microrganismos transformem a matéria orgânica em fertilizante natural, rico em macro e micronutrientes, o qual é utilizado na produção das mudas, evitando a aquisição de fertilizantes químicos, e a disposição destes resíduos em aterros.
Vá diretamente ao Horto Florestal e preencha o formulário de doação de mudas na hora da coleta, assinalando as mudas que você deseja levar. (Verifique a disponibilidade).
Quer conhecer o CTJL? Saiba mais sobre o Programa de Visitas.