Reconhecido como entidade de utilidade pública do município de Capivari de Baixo (SC), o Parque Ambiental atua na promoção educacional, científica, cultural, artística, esportiva, social e filantrópica. O parque foi construído em 2013 pelo grupo então responsável por operar o Complexo Jorge Lacerda em um terreno que abrigava anteriormente um depósito de cinzas de carvão, e foi então entregue à comunidade. O parque passou por reflorestamento com espécies nativas oriundas do Horto Florestal, também operado pela Diamante.
Maior atrativo turístico da cidade onde está localizado e um dos principais cartões-postais da região, o Parque é administrado pela Associação Jorge Lacerda, composta por representantes da Diamante Geração de Energia, Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e as instituições de ensino superior Fucap e Unisul. Atualmente, a Diamante permanece como a principal mantenedora do Parque Ambiental.
São 35 hectares (Rua General Oswaldo Pinto da Veiga, 01) onde a comunidade desfruta de todos os valores e benefícios que as áreas verdes urbanas podem oferecer, como um lago, um Centro de Cultura e Sustentabilidade, espaço destinado a contribuir para a construção da cultura e do conhecimento, um teatro para 400 pessoas construído com modernas técnicas de acústica e acessibilidade, uma ciclovia, uma concha acústica, playground infantil, academia de ginástica e uma área multiuso coberta.
Quer conhecer o CTJL? Saiba mais sobre o Programa de Visitas.