Tarrafa Literária Viaja tem sua primeira edição no Parque Diamante +Energia

O sábado de sol foi inspiração para que o Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, recebesse a primeira edição do Tarrafa Literária Viaja com autores renomados.

A edição inaugural deste projeto, que já existe há 15 anos na cidade de Santos/SP, deu a partida para que outros públicos possam compartilhar experiências de literatura através do patrocínio da Diamante Energia, gestora do Complexo termelétrico Jorge Lacerda.

O primeiro, a subir no palco foi o autor  de “Big Jato” (2012), Xico Sá, que já começou com a seguinte indagação.

“Você já parou para pensar que neste mundo acelerado, em meio a tanta informação, vídeos, notícias a todo minuto, a leitura é quase heroica? Hoje, a leitura é quase algo religioso, é um desafio”, disse Xico ao ser indagado pelo mediador e escritor, José Luiz Tahan.

O primeiro ato do evento discutiu, além das obras do autor, o real significado de leitura nos tempos atuais. “A literatura não é um lugar monótono, é preciso disciplina. E o objeto livro é um rebelde, ele permanece em todos os lugares, enquanto alguns dizem que ele irá acabar devido as novas tecnologias”, explicou Xico.

O reconhecido Mário Prata, vencedor de 18 prêmios nacionais e internacionais, que conquistou reconhecimento como romancista, autor de telenovelas e de peças de teatro, subiu ao palco por volta das 16h30 após sessão de autógrafos.

Nascido em Uberaba, Prata contou sobre sua extensa trajetória. “Eu sempre fui um leitor voraz, no começo da carreira fui jornalista, o que me impulsionou para as crônicas. Passei a assinar uma coluna semanal no Jornal O Estado De São Paulo, onde permaneci por 11 anos”, justificando sua paixão por escrever.

E para encerrar, nas palavras do autor Xico Sá, “Sempre haverá um contador de histórias, ninguém sobrevive a um único dia, sem contar algo ou escutar, nem que seja uma fofoca”.

Mediação e convidados

Mário Prata – Nasceu em Uberaba (MG), mas passou boa parte da sua infância em Lins, no interior de São Paulo. Ao longo de mais de 60 anos de carreira como escritor, tem no currículo 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, roteiros para cinema, livros de contos e  peças teatrais. O escritor, que também é jornalista, dramaturgo e cronista, já recebeu 18 prêmios nacionais e internacionais e está sem seis antologias de crônicas. “Diário de Um Magro”, “Minhas Mulheres e Meus Homens”, “Purgatório – A Verdadeira História de Dante e Beatriz”, “Almanaque Pinheiro Neto” e “Drible da Vaca”, lançado em 2021, são algumas de suas principais obras.


Xico Sá –
Nascido no Crato (CE), começou a carreira no Recife (PE), atuando como repórter investigativo. Como jornalista, ganhou os principais prêmios do país (Esso, Folha e Abril). Foi colunista da Folha de S.Paulo e participou de programas como Amor e Sexo da Rede Globo, Saia Justa Verão e Papo de Segunda (GNT), Cartão Verde (TV Cultura) Extraordinários, no canal SporTV. É autor de obras como Modos de Macho & Modinhas de Fêmea, Divina Comédia da FamaChabadabadáBig JatoO Livro das Mulheres Extraordinárias, A Pátria Em Sandálias da Humildade e o romance A Falta, seu lançamento mais recente, entre outros.

José Luiz Tahan – Começou sua carreira dividindo-se entre o atendimento em uma grande livraria e o balcão de outra, em uma faculdade de Filosofia com porta aberta para a rua. A experiência deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003, no bairro do Gonzaga, em Santos (SP), sua cidade natal: uma livraria de rua com bar-café, que rapidamente se tornou ponto de encontros, eventos e efervescência cultural. Disposto a ampliar sua vocação como gerador de conteúdo, também criou a Realejo Editora e o festival internacional de literatura Tarrafa Literária, que em 14 edições já recebeu mais de 330 convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *