Parceria entre Senai e Diamante Energia qualificou mão de obra para suprir carência no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.
Na noite desta segunda-feira (12), O SENAI de Capivari de Baixo em parceria com a Diamante Geração de Energia formaram 19 alunos do único curso de Operador de Usina Termelétrica do Estado. Foi uma noite emocionante para os formandos e seus familiares no auditório do Parque Diamante +Energia.
O aluno Gabriel Cabral de Oliveira, em seu discurso como orador da turma falou sobre o empenho dos colegas em busca de um sonho “conciliamos trabalho, família e as aulas e descobrimos a complexidade do processo de geração de energia, algo que nem imaginávamos”, concluiu o aluno.
Compuseram a mesa de autoridades, o Gerente de Operações SESI/SENAI da Regional Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto, a Supervisora de Educação Profissional do SENAI de Capivari de Baixo, Jeniffer Florencio Souza, o Presidente da Diamante, Pedro Akos Litsek, o Diretor Administrativo-Financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, o Diretor Técnico-Operacional, Jefferson Silva de Oliveira e o Gerente de Usina e coordenador do curso, Marcelo Bzuneck.
As aulas foram ministradas em sua maioria por técnicos e engenheiros do Complexo Jorge Lacerda, e destinaram-se a alunos que já possuíam formação técnica em Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica e Automação Industrial. O coordenador do curso e gerente de usina da Diamante, Marcelo Bzuneck comentou sobre esse novo mundo de desafios e que exige qualidade para quem almeja uma carreira de sucesso, “Temos a certeza de que todos vocês estão preparados para o mercado de trabalho, pois entregamos um curso com muita qualidade”, disse Marcelo.
O presidente da Diamante, Pedro Litsek, disse que educação é o principal valor que um país deve ter. “Já trabalhei em muitas Usinas e posso afirmar que no Complexo Jorge Lacerda foi onde encontrei os melhores profissionais, vocês foram preparados por pessoas de alto gabarito”, comentou Litsek.
Para Gerente de Operações da instituição, Valmir Cabral, com a conclusão do curso, o SENAI cumpriu seu papel como agente de transformação nas comunidades em que atua e garantiu profissionais qualificados ao mercado. “Ficamos muito felizes quando um curso começa e mais ainda quando formamos pessoas. Sabemos do esforço de cada um de vocês e hoje coroamos o sucesso deste curso”, diz Valmir.
A Diamante agradece também aos professores Ariel Cristiano Brambilla, Adilson Geraldo Machado, Bruno Fraga Cimirro, Gustavo Custodio Goulart, Leonardo Mrozinski, Marcelo Gregory Cunha, Nilo Sergio Pereira e Yuri de Souza Alves.
Parte do investimento na capacitação foi proporcionada pela Diamante Geração de Energia – abatendo 50% da mensalidade do aluno e garantindo também 15 vagas de estágio remunerado. A empresa já se prepara para contratações de alunos desta turma.
