Diamante Energia e Senai de Capivari de Baixo continuam com parceria para oportunizar mão de obra qualificada para região
Em 2022 o curso foi sucesso com mais de 145 inscritos para 25 vagas. O objetivo da Diamante, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o Senai de Capivari de Baixo é a qualificação de novos profissionais, que sairão aptos a trabalharem não só em termelétricas à carvão, mas com qualquer outra usina de geração de energia.
As inscrições abriram no dia 20 de janeiro e seguem até 3 de fevereiro, através do link Inscrição – Processo Seletivo . Quem optar pelo presencial pode dirigir-se ao SENAI de Capivari de Baixo ou Tubarão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 ou das 18h30 às 22h.
Serão ofertadas 25 vagas para maiores de 18 anos, com formação técnica em Automação Industrial; Eletromecânica; Eletrotécnica; Mecânica Industrial; Eletrônica; Eletroeletrônica; ou Técnico em Processos de Geração de Energia Elétrica. Os candidatos passarão por um processo seletivo.

De acordo o Gerente de Operações SESI SENAI Regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto, o SENAI em Capivari de Baixo cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento e competitividade das indústrias em toda a região da AMUREL. “A Diamante Energia é uma grande parceria e nos confiou a missão de formar profissionais capazes de atuar na operação das usinas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. Os estágios e oportunidade de emprego oferecidos pela Companhia são um grande fator motivador para a alta procura de ingresso neste curso”, explica Valmir.
O Senai oferece a estrutura laboratorial, visitas técnicas na Usina e o apoio pedagógico para docentes e discentes. A Diamante contribui com 50% do investimento e os alunos com o restante. Quinze deles, serão selecionados durante o curso, e terão a oportunidade de realizar estágio remunerado na Usina durante os últimos seis meses de aula, em paralelo ao processo de aprendizado.
O gerente de Usina do CTJL e coordenador do curso de Operador de Usina, Marcelo Bzuneck fala sobre as expectativas para o início de uma nova turma do curso. “Nosso compromisso é repetir o sucesso da primeira. Nós efetuamos através do curso, a contratação na Diamante de colaboradores bem-preparados à função. Esta é mais uma importante demonstração do engajamento da empresa no desenvolvimento da região, através do apoio à formação profissional e aprimoramento da empregabilidade da comunidade local.” completa Bzuneck.
As aulas serão presenciais no Senai de Capivari de Baixo, tem carga horária de 700h. O curso começa em fevereiro e segue até dezembro, no período noturno – das 19h às 22h30- de segunda a sexta-feira. E em alguns sábados por meio período.
Clique aqui e confira o Edital.
