Desde 2004, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é certificado na norma ISO 14001 que trata sobre Gestão Ambiental, possibilitando a adoção de melhores práticas de atendimentos.
O licenciamento ambiental é estabelecido pela Lei 6.938/81 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, conduzido pelos órgãos ambientais competentes, estabelecendo os requisitos para instalação, operação e ampliação de empreendimentos.
O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é licenciado desde a década de 80 pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (antiga FATMA) e possui 4 Licenças Ambientais de Operação vigentes.
O uso da água nas atividades é outorgado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina.
O monitoramento das emissões atmosféricas de todas as unidades do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é realizado por empresa especializada e certificada na norma ISO/IEC 17025,com base na legislação vigente e normas internacionais.
Para controlar as emissões de partículas na atmosfera, todas as unidades possuem filtros (precipitadores eletrostáticos) com eficiência superior a 99% de retenção.
A qualidade do ar da região é monitorada 24h/dia por meio de três estações de monitoramento localizadas em Tubarão e Capivari de Baixo e estação meteorológica instalada no Parque Ambiental Diamante +Energia. Todos os dados do monitoramento contínuo são transmitidos automaticamente aos órgãos ambientais.
O plano de monitoramento de água e efluentes do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda inclui 11 pontos localizados nos pontos de descarte de efluentes e à montante e à jusante nos rios Capivari e Tubarão.
Também é realizado o monitoramento do lençol freático na área de influência do empreendimento, por meio de 46 piezômetros para coleta da água subsuperficial e 9 pontos de coleta de água superficial.
Todas as análises são realizadas por laboratório reconhecido pelo órgão ambiental e certificado pela norma ISO/IEC 17025.
Os parâmetros analisados são comparados com a legislação vigente e os relatórios encaminhados ao Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Os relatórios detalhados também podem ser consultados aqui.
O gerenciamento dos resíduos é realizado de acordo com o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), elaborado de acordo com a legislação ambiental vigente, visando a adoção das melhores práticas de segregação, coleta, armazenamento, transporte e destinação final.
O principal objetivo da nossa gestão de resíduos é trabalhar na conscientização dos empregados, minimizando a geração de resíduos e orientando sua destinação para aterros.
Algumas ações merecem destaque:
das cinzas leves geradas são destinadas para indústria cimenteira.
do papel, papelão e plástico gerado é vendido para reciclagem e a verba destinada para projetos sociais.
A Diamante Geração de Energia conta com uma equipe especializada em combate a emergências ambientais, denominada EPA – Equipe de Proteção Ambiental. Os integrantes da EPA possuem treinamentos específicos reconhecidos pela Marinha e por órgãos internacionais. Todo este conhecimento, juntamente com a infraestrutura e os procedimentos para atendimento são postos em prática e avaliados periodicamente através de simulações que atestam a equipe para atuação em eventuais ocorrências, como vazamentos e derramamentos de óleo que possam atingir os corpos hídricos.
A atuação da EPA não se restringe apenas no atendimento ao CTJL, através de parcerias como IMA – Instituto de Meio Ambiente e Polícia Ambiental, a EPA tem um olhar todo especial na preservação das águas da Bacia Hidrográfica do rio Tubarão e Complexo Lagunar, uma vez que a equipe está preparada para atuar em emergências ambientais também nestas regiões, a exemplo do que foi realizado no Canal de Laranjeiras envolvendo um derramamento de óleo na Lagoa de Imaruí.
Desde 2004, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é certificado na norma ISO 14001: gestão Ambiental, adotando as melhores práticas de atendimentos das condicionantes de suas Licenças Ambientais de Operação e demais requisitos legais vigentes. Também realiza monitoramentos e controles ambientais, gestão de programas e projetos e relacionamento com as partes interessadas.
Quer conhecer o CTJL? Saiba mais sobre o Programa de Visitas.